segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LUANDA A BENGUELA

Após o controle de passaporte e do visto que nos permite a entrada em Angola, bem como a verificação do boletim de vacinas por parte dos Serviços de Migração e Estrangeiros e Serviços de Saúde, passamos á sala de recolha de bagagem. Quando as primeiras malas começam a aparecer, a acumulação dos mais de 300 passageiros junto á passadeira torna o acesso ás malas quase impossível para quem ficou para trás ou demorou um pouco mais nas verificações legais. Juntamente com as bagagens, um elevado número de pacotes e embalagens com formato fora do comum é claramente visível, assiste-se ao levantamento de enormes plasmas, carrinhos de bebé e até pára-choques de viaturas. Engane-se quem pensa que essa situação acontece por não haver produtos idênticos em Angola, acontece simplesmente, porque a sua aquisição é substancialmente mais barata em Portugal. Finda a tarefa de recolha de bagagem, temos o início da 2ª parte da viagem para Benguela. Junto das companhias que operam a nível doméstico, solicitamos que procedam ao nosso trânsito para o terminal doméstico. Atenciosamente, aguardam que todos os passageiros em trânsito se juntem e posteriormente somos transportados em Minibus com ar condicionado para o terminal doméstico.
Chegados ao terminal, somos encaminhados para o check-in. O check-in é efectuado num espaço relativamente grande, em que os balcões são de madeira, mostrando um enorme desgaste pelo uso extremo que os mesmos têm ao longo de dezenas de voos diários que se fazem desde Luanda para todas as províncias do país. Ao entrarmos, somos imediatamente abordados por várias pessoas que nos perguntam, se queremos bilhetes e para onde que eles tratam de tudo, claro que isso, tem um preço substancialmente mais alto, mas, a agravar a situação, não tem garantias de voo, por vezes são mais os bilhetes vendidos do que a capacidade do avião. Ao efectuar o check-in, entregamos novamente a bagagem, que é pesada em balanças manuais e posteriormente transportadas por funcionários das companhias para uma carrinha de caixa aberta que as colocará junto do avião que nos levará ao destino. Nesta altura, os nossos sentidos estão totalmente alerta, nomeadamente ao nível da audição e visualização, encontramo-nos num país novo, muitas coisas diferentes, tentamos perceber o que nos rodeia, ouvimos dialectos estranhos, e um português com pronuncias completamente distintas das que estamos habituados. Ao nível olfactivo, o nosso cérebro encontra-se em ebulição, tal é a quantidade de cheiros diferentes que o cérebro tem de processar numa tentativa de encontrar e reconhecer os mesmos, mas em vão, são novos!
Após o check-in, e novo controlo de passaporte e bilhete, aguardamos pacientemente pela hora do voo. Chegado o momento, um autocarro, leva-nos para o avião que se encontra estacionado na placa. Devo dizer que as companhias a operar a nível doméstico se encontram equipados com vários modelos de avião, quer a jacto, quer a hélice. Neste caso, vou viajar num Boeing 737. Saído do autocarro, e antes da subida da escada para o interior do aparelho, vejo que as bagagens se encontram na placa junto ao avião, onde a porta do porão deste se encontra aberta. Ultima tarefa antes do embarque, confirmação da bagagem! Após ter indicado ao funcionário qual a minha mala, ele pegou nela e colocou-a no porão do avião e eu pude seguir tranquilamente a minha caminhada para o meu lugar junto á janela.
Descolagem e uma viagem de 40 minutos para percorrer os cerca de 600km que nos separam do destino. Já em altitude de cruzeiro, olho pela janela e vejo que viajamos junto á costa onde se avistam quilómetros de praias inexploradas, banhadas por um oceano atlântico calmo e apetecível. Mais para o interior, algumas montanhas sobressaem no verde das florestas. Paisagens a que estamos habituados a ver no National Geographic Channel. Inicio da descida, e a poucos minutos de aterrarmos na base aérea da Catumbela, sobrevoamos um dos ex-libris angolanos, o Lobito, com a sua Restinga erigida ao longo de um cabo que protege o Porto do Lobito, o segundo porto comercial de Angola depois do porto de Luanda. A algumas milhas, no mar, avistam-se oito ou nove porta-contentores a aguardar ordens para entrada e respectiva descarga. De repente, senti-mos o estremecer do avião e a sua travagem repentina, chegámos á Catumbela. O aeroporto da Catumbela, é uma base militar, que por motivos de obras no aeroporto de Benguela, recebe agora os voos civis e comerciais, no entanto, ao entrar para o minibus, vejo 2 Mig’s de prontidão, preparados para levantar voo caso se justifique. Chegados ao terminal, nova azáfama de passaportes e bagagens, sendo que aqui, as mesmas são entregues em mão pelos funcionários da companhia que as retiram de uma carrinha de caixa aberta. Aguarda-me agora, uma viagem de carro de 15km até Benguela. Surpreendentemente, ao sairmos da Base militar, entramos numa estrada de duas faixas para cada lado que nos leva rapidamente á entrada de Benguela.
Benguela, ao entrarmos, encontramos logo um enorme aglomerado de casas construídas á base de barro e blocos com coberturas de metal, cuja capacidade de fixação reside na quantidade de pedras que se colocam por cima de modo a que estas se mantenham no lugar quando chove.
Bem, o texto já vai longo, facto pelo qual peço desculpa, mas existem coisas que têm de ser descritas para que possam entender um país que tem vindo a mostrar um desenvolvimento fora do comum, apesar de todas as vicissitudes que passou. Terminando por hoje, apenas pretendo informar que o terminal doméstico, se encontra actualmente renovado, idêntico a um terminal automatizado, e que Benguela é muito mais que as casas de barro e blocos, tem uma beleza única, que poderão entender ao longo dos próximos posts.

A todos um enorme abraço

2 comentários:

  1. Ainda tou para saber como te deixaram passar, mas enfim... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa noite. Ao fazer pesquisa de voos de Luanda para Benguela na net dei com o seu blog e fiquei curiosa.
    Foi fácil arranjar voo para Benguela? É no próprio terminar que se pode comprar o bilhete? Desculpe, mas vou fazer precisamente essa viagem pela primeira vez e sozinha, estou com um certo receio.
    Já agora, se não é indiscrição, quanto se paga pelo voo?

    Obrigada

    ResponderEliminar